uploads/banners/30/WOMAN-1.png
componente

Como a má alimentação pode prejudicar a saúde do cabelo

03 de fevereiro de 2020

Já ouviu falar no ditado “você é o que você come”? Bom, ele não é nenhum mito. E isso vale em todos os sentidos: saúde, beleza, corpo e… Cabelos! Isso significa que se ingerimos alimentos que fazem mal à saúde e ao organismo, consequentemente a sua aparência, inclusive a aparência do seu cabelo, vão ser afetadas negativamente. Ao contrário, seguindo uma alimentação saudável, a saúde do cabelo estará em dia.

Cabelo fraco, quebradiço ou oleoso: fios com essa aparência não estão somente ligados aos possíveis maus cuidados estéticos, mas também podem ser sinais de que você não está se alimentando bem. Já madeixas com aspectos brilhoso e macio, além de mostrar que receberam hidratação correta e nos períodos certos, também pegam nutrientes de bons alimentos, que são recebidos através de uma alimentação correta.

5 formas de alimentação que afetam um cabelo saudável

Se você não sabia que a alimentação pode prejudicar a saúde do seu cabelo, é importante que você entenda: tudo o que você ingere, seja comida ou bebida, pode interferir, positivamente ou negativamente, dependendo dos alimentos, no crescimento saudável dos seus fios.

Sabe como isso acontece de forma negativa? Alimentos ricos em gorduras ou composto por ingredientes que não fazem bem à saúde são os principais responsáveis, através do excesso de açúcar, conservantes, corantes e sódio, que são maléficos e podem aumentar a oleosidade ou o ressecamento dos fios.

Selecionamos 5 formas de alimentação que interferem de forma negativa no crescimento do seu fio:

- Açúcar: consumir o açúcar em excesso eleva o nível de insulina no sangue provocando o desequilíbrio de alguns hormônios que auxiliam no crescimento do cabelo.

- Carboidratos: consumido em excesso e os que possuem mais gordura, em especial os carboidratos refinados -, aumentam a insulina no sangue, prejudicando os folículos capilares.

- Embutidos e industrializados: são repletos de gordura saturada, nitratos e muito sódio, substâncias que enfraquecem os fios, tornando-os quebradiços e secos.

- Chá e café: o consumo em excesso interfere na absorção dos minerais necessários para o crescimento dos fios.

- Refrigerantes: por possuir muito açúcar, xaropes, adoçantes artificiais e corantes, não fornecem os nutrientes necessários, contribuindo para que os fios fiquem frágeis e quebradiços.

5 alimentos que são aliados da saúde do cabelo

Sim, existem alimentos que, se consumidos em excesso, podem trazer diversos malefícios ao cabelo. Mas manter uma alimentação equilibrada, inserindo na dieta alimentos saudáveis também pode melhorar ou deixar seu cabelo muito mais bonito. Você sabe quais são os 5 alimentos que fazem bem para o crescimento e hidratação das madeixas? Confira:

- Cenoura: oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A, que evita queda e perda de pigmento do fio, além de nutri-lo.

- Espinafre: por conter ferro, equilibra a oleosidade do couro cabeludo, fortalece a raiz e normaliza o ciclo de crescimento dos fios.

- Aveia: o grão favorece o crescimento e ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo.

- Morango: a fruta oferece flavonoides e vitamina C, que fazem os fios crescerem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, à quebra e ao ressecamento.

- Iogurte magro: além de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B que deixam o fio mais encorpado e resistente.

Além de seguir uma alimentação saudável e equilibrada para garantir que a saúde do cabelo fique sempre em dia, apostar em tratamentos e hidratação para os fios também é necessário. Mas, antes disso, é fundamental que você entenda qual é o seu tipo de cabelo, adquirindo produtos próprios para ele. Pensando nisso, separamos um cronograma capilar para ajudar você nessa. Que tal testar agora mesmo e descobrir qual é o seu tipo de fio? Saiba mais aqui!

COMPARTILHAR: